São Pertersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma. Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.
Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado e, em 1924, para Leningrado. Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. É frequentemente chamada apenas de Petersburgoe informalmente conhecida como Peter.
São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703.
Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou.
Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico.
É frequentemente descrita como a metrópole mais ocidentalizada da Rússia, bem como a capital cultural do país. É a cidade mais setentrional do mundo com população acima de 1 milhão de habitantes.
Seu centro histórico e monumentos constituem um Patrimônio Mundial pela UNESCO. São Petersburgo também é o lar do Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo. Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outras empresas estão sediados na cidade.
- o Hermitage é parada obrigatória para quem está passando por lá. A coleção está distribuída em 10 prédios ao longo do rio Neva, e nenhum outro prédio da cidade pode ser mais alto que o Palácio de Inverno, principal prédio do museu. A Catedral do Salvador do Sangue Derramado, é o ponto mais conhecido de São Petersburgo e um dos mais bonitos também com sua arquitetura barroca e neoclássica. Atualmente não acontecem mais cerimônias religiosas, o espaço de 7.500 m² de mosaicos e figuras religiosas serve apenas como “museu”.
METRÔ